Conceitos

Conteúdos abaixo devem estar copiados no caderno!

Algumas definições para que possamos debater em sala de aula questões relevantes que permeiam o mundo da Arte.

CONCEITOS GERAIS:

Cultura: Complexo que inclui conhecimento, arte, crença, língua, lei, religião, costumes e todos os hábitos e as aptidões adquiridas pelo ser humano.

Arte: Habilidade ou atividade humana ligada a manifestação de ordem estética, a partir de percepções, emoções e ideias.

Linguagens Artísticas: Maneira/Meio pelo qual a arte é comunicada. Essa comunicação artística é, em sua maioria, abstrata e subjetiva.

Produto  Artístico Cultural: Tudo aquilo que resulta da ARTE, através de alguma linguagem artística. Exemplo: uma pintura, um livro, uma música.

Estética: Área de estudo da Filosofia que estuda a arte refletindo o BELO e o GROTESCO.
É o que define as características de uma obra ou movimento artístico. Envolve interpretações pessoais da mente , memória, imaginação e associações diversas.

Manifestações artísticas: Qualquer forma de expressão artística que reúne diversos significados. Pode fazer referência a uma única obra ou conjunto mais complexo como festas e movimentos artísticos. Exemplo: Hip Hop, Festa do Divino e Repente.   

Patrimônios:  O conceito de Patrimônio está sempre em relação à alguma coisa, não existindo de forma isolado. É divido em CULTURAL e NATURAL podendo ainda ser MATERIAL OU IMATERIAL.
É conjunto de bens que contam a história de um povo e sua relação com a natureza. É o legado que herdamos do passado e que transmitimos para geração futuras. Podem ser classificados entre Histórico, Cultural, Ambiental ou Natural, Arqueológico assumindo as formas - MATERIAL E IMATERIAL. 

Clique aqui para ver o conteúdo completo sobre PATRIMÔNIOS.

Direitos Autorais: "Direito autoral é um conjunto de prerrogativas conferidas por lei à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual, para que ela possa gozar dos benefícios morais e patrimoniais resultantes da exploração de suas criações. O direito autoral está regulamentado pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) e protege as relações entre o criador e quem utiliza suas criações artísticas, literárias ou científicas, tais como textos, livros, pinturas, esculturas, músicas, fotografias etc. Os direitos autorais são divididos, para efeitos legais, em direitos morais e patrimoniais." (Definição retirada do site do ECAD.org.br). Ver conteúdo Casa Edison e Indústria Musical


ANALÓGICO E DIGITAL:

Quando falamos que algo é digital ou analógico o que significa?

Neste momento, iremos falar em SINAL Analógico, para melhor compreensão.

O Sinal Analógico é uma forma de se comunicar em que o sinal está sendo emitido/receptado de forma contínua variando com o tempo. Um sinal elétrico, é um sinal analógico. Nossa voz, a luz, as ondas de rádio são exemplos de sinais analógicos.
Os aparelhos como Fonógrafo, Gramofone, Tocador de Vinil, Daguerreótipo e Câmara Escura utilizam o Sinal Analógico.
Podemos afirmar que todos os sinais eram analógicos até bem pouco tempo atrás (mais ou menos até 1950, quando os sinais digitais começaram a ser descobertos).

Representação de um sinal analógico

Já o Sinal Digital, converte toda a informação para Dígitos, a linguagem dos computadores. Esses dígitos são medido em bits (cuide com a pegadinha, bits são a quantidade de dígitos em uma informação e bytes diz respeito ao tamanho da informação - duas coisas diferentes!).
Todo sinal digital é convertido em bits e depois reconvertido em sua fonte final. Exemplo: Um sinal de televisão digital e convertido do sinal primeiramente analógico (Câmera) para digital, é transmitido por meio digital e quando chega em sua Televisão é convertido novamente aqueles bits em imagem. CD, DVD, Bluetooth, Telefonia atual, etc...



Para entender melhor - Analógico e Digital


Fonte:

http://www.ecad.org.br/pt/direito-autoral/o-que-e-direito-autoral/Paginas/default.aspx

http://tv.cancaonova.com/noticias/qual-a-diferenca-entre-sinal-digital-e-analogico/

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/12/sinal-analogico-ou-digital-entenda-tecnologias-e-suas-diferencas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário