Linguagens Artísticas

Muito se estuda a cerca da Arte e pouco se concretiza na questão de chegar em um consenso sobre como catalogar e sistematizar as linguagens artísticas.
Quando discutimos Arte, os conceitos "SISTEMÁTICO" e "OBJETIVO" (dentre outros tantos) são muito perigosos podendo cair em discussões intermináveis. Enquanto por aí se fala que Futebol e Religião não se discutem, poderíamos incluir nesta lista... as Linguagens Artísticas....
Nem mesmo o manifesto das 7 artes de Ricciotto Canudo redigido em 1912, pôde dar um fim neste embate.
Canudo, sistematizou em sete,  assim catalogadas:

Arquitetura

Escultura

Pintura

Música

Dança

Poesia

Cinema.


Tá na cara que esta definição é pouco aplicável hoje em dia. Não consigo incluir o teatro, a fotografia e muitas outras artes dentro deste esquema, o modelo não me agrada.

Existem categorização menos simples, que dividem em 4 grandes grupos: Artes Visuais, Música, Teatro e Dança. Obviamente esta também não é satisfatória.

A nova reestruturação, que acho mais aceita e menos chata, onde cada um pode fazer seus "devidos ajustes", é na verdade uma coletânea de conceitos que achei mais palpável e real.
* Observação: a delimitação mostrada a seguir é feita a partir de pesquisas e julgamentos do próprio Professor portanto, seja flexível, estamos falando de Arte.


1 - Música: Som

2 - Dança: Corpo*

3 - Artes Visuais 2d: Luz, Forma, Linha, Cor

4 - Artes Visuais 3d: Luz, Material

5 - Teatro: Corpo*

6 - Literatura: Palavra

7 - Cinema: Todas as outras + câmera filmadora.

Conceitualizar a Arte de maneira muito seca tende à erros. Por exemplo, A DANÇA e o TEATRO podem ser considerados ARTES CÊNICAS, pois utilizam o Corpo como Matéria Prima. A ÓPERA  e o CIRCO, podem ser considerados também como Artes Cênicas, sugerindo uma outra classificação das linguagens.

Algumas classificações mais antigas, demonstram a Música como Artes Cênicas, porém, como reestruturamos alguns conceitos (eu não, a "modernidade") veremos o porquê da música não se encaixar, neste momento, como artes cênicas.

A Música, utiliza o Som como matéria prima, ou seja, toda música utiliza Som mas nem todo Som é Música. A grosso modo, a Música é o Som organizado, com sentido aos nossos "ouvidos" (cortéx auditivo). Ao processar essas frequências, damos sentido estético procurando entender algo abstrato que é o Som em suas relações provenientes de suas propriedades físicas (Altura, Intensidade, Timbre e Duração) e elementos musicais (Melodia, Harmonia, Ritmo) que iremos estudar em outro momento.

A Dança utiliza o Corpo como matéria prima é comumente chamada da "Arte do Movimento". Esta Linguagem Artística não se resume ao ato de dançar, sendo um estudo profundo sobre o corpo/movimento e suas relações internas e para com elementos externos como outros corpos.

O Teatro, também utiliza o Corpo como matéria prima e tem em seu clichê a frase "Arte da Representação". O Teatro é a relação de um corpo com o seu público, que é fundamental para sua existência, além de ser ao vivo e ter um texto (não necessariamente  verbal).

As Artes Visuais 2d (Altura e Largura) podem ser subdivididas em várias outras - Fotografia, Pintura, Desenho, História em Quadrinho (HQ), Gravura, Xilo Gravura, Lito Gravura, Ilustração, dentre Caricatura, Cartum, Charge, Computação gráfica, Comunicação visual,  Decoração, Design, Estamparia.

As Artes Visuais 3d, que possuem as três dimensões (além da Largura e Altura, ganham a Profundidade) podem ser Esculturas, Arquitetura (lembre-se dos conceitos de Arte), Artesanato, Figurinos artísticos, Maquete, Origami, Bonsai, etc...

A Literatura utiliza palavra porém, nem toda palavra é literatura! Neste momento, iremos considerar o embate entre o TEXTO TÉCNICO e o TEXTO ARTÍSTICO.
O Técnico é OBJETIVO, traça uma linha reta entre o objeto e a ação. (Uma receita, um artigo de jornal, um texto acadêmico, um TCC, uma Tese de Mestrado, um Artigo,  Enciclopédia, Dicionário...)
o Texto artístico NÃO É OBJETIVO, e tende a ESTÉTICA (das palavras, dos significados, dos fonemas...) e pode se manifestar em POEMA, NARRATIVA, ROTEIRO, DRAMATURGIA, ROMANCE, etc.

O Cinema, também assume muita formas, como Novela, Videoclipe, Longa metragem, Documentário, Seriado, Curta metragem, etc.
O Cinema tem um diálogo íntimo com todas as outras linguagens, mas depende de algo novo para existir - a tecnologia da câmera filmadora. Ele é considerado a sétima arte, justamente por ser a caçula dentre todas - nasceu em 1895.

                                                       Montagem com elementos gráficos de Charles Chaplin


As novas linguagens também serão difíceis de classificar e podem sugerir novos conceitos para que reelaboremos a ideia de como sistematizar a Arte. Essa é o que diferencia a Arte da Ciência ou Religião, por exemplo. 

/

Nenhum comentário:

Postar um comentário